Ponte com 13 metros e 9 Toneladas
Ponte com 13,40 metros e nove toneladas é produzida, montada e instalada em menos de 20 dias na cidade de São Roque (SP)
Visando garantir mais segurança para pedestres e veículos, a Prefeitura de São Roque, no interior de São Paulo, substituiu nesta segunda quinzena de junho uma antiga ponte de madeira, construída sob o rio Guaçu por uma obra nova feita de concreto e estrutura metálica. Com 13,40 metros de comprimento e 4,20 metros de largura, a estrutura foi produzida, montada e instalada em apenas 20 dias.
A ponte, localizada em frente ao ginásio municipal de esportes e liga dois bairros da cidade, era uma antiga reivindicação dos moradores. Assinada pela Amplitude Engenharia, a obra foi concebida para receber uma estrutura híbrida – uso de concreto na base para suportar o peso da estrutura metálica – processo mais rápido e dinâmico para este tipo de trabalho, além de mais resistente para suportar o trânsito contínuo de veículos e pedestres.
Para evitar aglomerações e interdições de ruas por um longo período, todo o processo de produção e montagem da estrutura foi feito nas dependências da Sancometal Construções Metálicas, localizada em Santa Bárbara D’Oeste (SP), em um período de 20 dias. A instalação da pontecom nove toneladas sob o rio Guaçu durou menos de 24h, chamando a atenção dos moradores pela rapidez e limpeza.
O engenheiro Felipe Sanson, da Sancometal, conta que o transporte de toda a estrutura, previamente montada, foi realizado por carreta e içada no local por um guindaste com capacidade para suportar 70 toneladas de peso. “Foi um trabalho muito seguro e rápido, onde tomamos todas as precauções, com base em estudos técnicos e de segurança”, explica o engenheiro.
Sanson conta que o processo de fabricação da ponte contou com vigas soldadas, vigas laminadas, bate roda e guarda corpo tubular, utilizado para amortecer o impacto da batida de veículo e evitar a queda de pessoas.
Um dos diferenciais que garante toda esta agilidade neste tipo de obra, segundo o engenheiro da Sancometal, é o fato de a ponte ser fabricada e montada já pronta para ser 100% parafusada no local de instalação. “São detalhes que pensamos antes, na hora da montagem, para dar celeridade os trabalhos no campo. “Essa agilidade na execução final é importante, ainda mais quando é uma obra pública, pois evitamos aglomerações, riscos de acidentes e de contaminação neste período de pandemia”, conclui Sanson.
A estrutura está pronta para receber a etapa final de todo o trabalho, que é a concretagem e acabamento asfáltico, antes de ser liberada para o trânsito.