Reforço Estrutural garante a Saúde de Prédios Comerciais e Residenciais
Reforço estrutural garante a saúde de prédios comerciais e residenciais, mas exige conhecimentos de empresa e profissional qualificado
Quedas de prédios comerciais e residenciais são mais frequentes do que se possa imaginar. Muitas vezes, estes acidentes ocorrem sem que tenhamos conhecimento da ocorrência. Em outras ocasiões, a estrutura pode estar comprometida, mas não temos a dimensão real do problema. Pelo simples desconhecimento ou pela falta de uma causa aparente.
Mas porque isso ocorre? Você pode estar questionando neste momento. Existem algumas respostas para esta pergunta, como: obras antigas com padrões ultrapassados; alterações das características do espaço; desgaste natural com o passar do tempo; aumento da sobrecarga; e, até mesmo, por erros de projeto ou na execução da obra.
Neste material, hoje, falamos sobre este assunto tão importante de forma mais ampla. Nas próximas duas postagens entraremos em detalhes em cada área: comercial e industrial e na parte residencial, cujo mercado vem crescendo nos últimos anos.
Antes de mais anda, é importante esclarecer o que vem a ser um reforço estrutural, especialmente para os leitores leigos no assunto, sem formação em engenharia. Conceitualmente, trata-se de uma intervenção necessária na edificação, quando nos deparamos com várias situações, sendo as três mais comuns:
- Em caso de deficiência estrutural, ocasionada por erro de projeto ou erro de execução da obra;
- Alteração da característica estrutural, por exemplo, retirada de algum pilar, viga ou abertura de vãos em alvenaria;
- Aumento na sobrecarga estrutural da edificação, como cargas em lajes, telhados, entre outras estruturas
DIFERENÇA DO REFORÇO ESTRUTURAL E DA FACHADA
Para quem não é diretamente ligado nas áreas de engenharia e construção, com conhecimentos técnicos e específicos, um reforço estrutural ou de uma fachada podem ser a mesma coisa. Mas não é.
No primeiro caso, estamos falando de problemas estruturais, que podem colocar um prédio abaixo, provocando acidentes e até mortes. Já a reforma de uma fachada é feita para tratar algum tipo de patologia menos complexa ou até mesmo para receber algumas alterações da característica original. Como exemplo, citamos um serviço realizado para a empresa Utacar Oficina Mecânica, de Campinas (SP), que para ampliar a porta de entrada, fez o uso do reforço estrutural em estrutura metálica (Veja foto).
IMPORTANCIA DO PROJETO E ESTUDO DETALHADO
Felipe Sanson, engenheiro e diretor da Sancometal, lembra que a utilização do reforço estrutural em uma obra exige conhecimentos técnicos e experiência no que diz respeito à elaboração do projeto e na execução da obra. “Erros podem custar caro e colocar a vida de pessoas em risco”, alerta.
“Por isso, lembramos a importância da elaboração de um estudo detalhado e de um bom projeto estrutural para todas as obras, que contenham todas as características e necessidades, como sobrecargas, utilização da edificação, entre outros detalhes”, complementa Sanson.
EXPERIÊNCIA
Com 18 anos completados em março, a Sancometal é especializada em estruturas metálicas e na execução de reforços estruturais, com atuação em todo o Brasil. A empresa atua em diversos segmentos como indústrias nacionais e internacionais de todos os portes (automobilística, têxtil, alimentícia), hospitais, igrejas, comércio, praça de pedágio, clubes e residencial.
A Sancometal executa reforço estrutural com soluções em perfis metálicos, chapas, chumbadores mecânico ou químico, conforme normas nacionais e internacionais, tanto em estrutura de concreto quanto em estrutura metálica. Geralmente, estes tipos de trabalho acontecem em locais de difícil acesso e com muita dificuldade de execução. Por isso, a Sancometal possui larga experiência neste tipo de serviço, contando com uma equipe altamente especializada e qualificada, proporcionando segurança a todos.